Decreto Governo de Santa Catarina – Covid 19

Decreto Covid-19 Santa Catarina

O governador Carlos Moisés decidiu nesta quarta-feira, 2, adotar novas medidas restritivas para enfrentamento da pandemia de Covid-19 em Santa Catarina. Em comum acordo com os prefeitos das 21 maiores cidades do Estado. As medidas valerão para todo o Estado por um período de 15 dias a partir edição do decreto, que deverá ser publicado em até 48 horas.

O que muda?

  • Implementação de um toque de recolher durante a madrugada e pela manutenção do transporte coletivo, desde que seja respeitada uma ocupação máxima de 70% da capacidade dos ônibus.
  • Será obrigatório o uso da máscara em todos os ambientes, com exceção dos espaços domiciliares.
  • Ampliação horário Natal na parte da noite. Os estabelecimentos deverão fechar as portas as 23h, com a possibilidade de atender os clientes que já se encontrarem no recinto até meia-noite.

“Essas medidas têm a intenção de mostrar para a sociedade que estamos em um momento de agravamento do risco. Tomamos a decisão com base em um amplo diálogo com os prefeitos. Tivemos uma reunião extremamente produtiva e definimos ações conjuntas, que valem para todo o Estado e pretendem frear o avanço da doença”, afirmou o governador.

Neste momento em Santa Catarina existe mais de 30 mil casos ativos no estado e 15 regiões em estado gravíssimo para nível de contágio. As autoridades destacaram que as medidas se fazem necessárias diante da pressão sobre o sistema hospitalar.

Lembre-se:

O uso de máscaras é uma medida adicional de proteção, que deve ser complementar às medidas de distanciamento, higiene das mãos e etiqueta respiratória. A sua utilização é obrigatória em espaços públicos fechados, como transportes públicos ou estabelecimentos comerciais. Para utilizar máscara de forma efetiva deve garantir que a coloca e remove em segurança.

A etiqueta respiratória são medidas a aplicar para evitar transmitir gotículas respiratórias: quando tossir ou espirrar, proteja o nariz e a boca com um lenço descartável ou com o antebraço. Após a utilização do lenço descartável, jogue-o imediatamente no lixo. De seguida lave de imediato, as mãos.

Se puder fique em casa e sempre mantenha o distanciamento social.